As frutas oleaginosas, como a castanha-do-pará, as nozes, a castanha de caju e as amêndoas, proporcionam uma série de benefícios para a saúde quando consumidas regularmente, poissão ricas em nutrientes e vitaminas.


No geral, o consumo dessas frutas auxiliam na redução do colesterol ruim, aumenta as defesas do organismo, melhora a circulação sanguínea e previne as doenças do coração. Porém, cada uma delas é capaz de proporcionar benefícios específicos.

Nozes
Importante fonte de energia, são ricos em vitamina E, potássio, proteínas vegetais e fitosterol, que regula os níveis de colesterol no sangue e dilata os vasos sanguíneos. As nozes ainda possuem ômega 3, sendo essencial para manter a boa memória, combater a depressão e evitar o mal de Alzheimer.

Castanha-do-Pará
Ricas em ômega 3, magnésio e selênio, além de ser um antioxidante, ainda auxilia na redução do colesterol ruim.

Avelãs
Possuem vitamina E, fósforo, potássio e cálcio. Contribuem para as trocas celulares e são essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares.

Pistache
É um importante auxiliar no combate aos radicais livres e melhora a circulação sanguínea, isso porque é rico em luteína e betacaroteno.

Amêndoa
Contém salicilato que atua no sistema nervoso aliviando a tensão muscular e aumentando a circulação sanguínea. As substâncias presentes na amêndoa reduz inflamação e sinais de dor.

Amendoim
O consumo regular retarda o envelhecimento, além de reduzir os riscos de derrames.

A melhor maneira de consumir as oleaginosas são in natura e devem compor os lanches entre as principais refeições, porém com moderação, pois são ricas em calorias. O idela é diversificar os tipos de castanhas ou acrescentar em outros alimentos, como biscoitos, arroz ou na salada.