O hábito de tomar chás é muito saudável, seja quente ou frio proporcionam o relaxamento e bem-estar, além de oferecer diversos nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.


Apesar de terem diversos efeitos funcionais, os chás não devem substituir o uso de medicamentos sem prescrição médica, pois o fato de serem naturais não elimina os efeitos colaterais. Portanto, ter conhecimento da planta que irá utilizar no chá antes de consumir pode ajudar a evitar e aliviar determinados sintomas,  sendo um aliado no medicamento químico.

Conheça os principais chás e seus benefícios:

Capim cidreira: Além de ser um calmante, ainda ajuda no processo digestivo e alivia problemas de gases.

Camomila: Também de ação calmante, esta erva é ideal para combater ansiedade, insônia, enxaqueca e aliviar as dores da cólica.

Hortelã: Protege o organismo de bactérias ruins, principalmente o intestino, além de auxiliar na digestão, combatendo azias e gases.

Alecrim: Aliado na perda de peso, pois aumenta a sensação de saciedade, ainda alivia as dores da cólica renal e menstrual, e ajuda a eliminar o fungo cândida do organismo.

Erva doce: Extremamente relaxante, ajuda no combate a cólicas e gases.

Chá mate: Possui ação termogênica e antioxidade, acelera o metabolismo e evita o envelhecimento precoce. Mas atenção, pessoas com hipertensão devem evitar o exagero, pois o mate aumenta a circulação e pode irritar a parede do estômago de quem tem gastrite.

Chá de canela: Aliada no controle de diabetes, ajuda na redução da glicemia e regula o açúcar no sangue.

Chá verde: Fortalece o sistema imunológico, auxilia no emagrecimento, previne problemas cardiovasculares e tem princípios ativos que ajudam na prevenção do câncer.

Chá de hibisco: Uma boa opção para os hipertensos porque elimina a gordura, ainda ajuda no controle do colesterol e é diurético.

Chá de gengibre: Excelente contra cólicas, enjoos e náuseas, além de ajudar no combate à celulite.

Chá de maracujá: Ajuda a combater a ansiedade, estresse, insônia, irritação e agitação.

Chá de maçã: Tem ação calmante, ajuda na digestão e ainda tem efeito diurético e laxante.

Boldo: Melhora os problemas de estômago, como cólicas, gases, azia e gastrite.

Para ter um melhor aproveitamento das propriedades teraupêticas dos chás, compre ervas a granel e tenha ciência da procedência da planta.