Quando se faz um acompanhamento com nutricionista, eles sempre nos pedem o mesmo, consumir pratos que sejam bem coloridos. E nada melhor do que uma beterraba para dar uma cor viva a sua alimentação.

O legume é rico em propriedades nutritivas e até mesmo medicinais, além de ter um sabor adocicado que agrada o paladar até mesmo de quem não gosta muito de salada.

A seguir listamos os benefícios dos nutrientes presentes na beterraba:

Benefícios nutricionais: Rica em antioxidantes e diversos minerais, como o ferro, sódio, potássio e magnésio. A sua cor vermelha arroxeada previne o envelhecimento celular e reduz alguns tipos de câncer, principalmente o de cólon.

Para a pele e cabelo: Um desintoxicante natural que purifica o sangue, protege das radiações solares, mantém a elasticidade e dá brilho a pele. O consumo regular do suco de beterraba também é benéfico contra furúnculos e espinhas, além de reduzir a inflamação da pele e ter ação antienvelhecimento. Já para os cabelos, a beterraba fortalece os fios, auxiliando no crescimento saudável do cabelo com brilho.

Para o coração: Excelente fonte de fibra que auxilia na redução do colesterol e os níveis de triglicérides no corpo. A beterraba ainda possui nitratos que dilatam os vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.

Para o fígado: Auxilia no bom funcionamento do fígado, ou seja, ajuda a desintegrar adequadamente as gorduras do corpo que são formadas pelo consumo de álcool ou falta de ingestão de proteínas.

Previne o câncer: A beterraba possui betacianina e nitrosamina, substâncias que previnem a formação de células cancerígenas, principalmente no cólon, pele e mama.

Contra a diabetes: Rica em fibras e com alto índice glicêmico que ajudam a controlar o nível de açúcar no organismo.

Reduz a anemia: A beterraba contém ferro que ajuda a aumentar o nível de hemoglobina do sangue.

Bom funcionamento do intestino: A fibra alimentar ajuda a digestão e melhora o funcionamento do intestino, pois a beterraba auxilia no amolecimento das fezes.

Prevenção da memória: Com a dilatação dos vasos, o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta, interrompendo o processo de perda de memória e previne a demência.

Perda de peso: Livre de gorduras e com baixo nível calórico, a beterraba é um ótimo alimento para quem quer emagrecer.

Para escolher a melhor beterraba dê preferências as que tiverem cor intensa em tamanho pequeno ou médio, deve-se evitar comprar as que tiverem manchas e rachaduras aparentes. Os nutrientes oferecidos pela beterraba podem ser bem aproveitados quando consumidos na salada, molhos ou sucos e o preparo pode ser cozido ou até mesmo consumir crua.