Qualidade em Medicina

 

No Qualidade em Medicina você encontra as mais avançadas técnicas e novidades sobre prevenção e manutenção da sua saúde. Tudo o que a medicina pode proporcionar a seu corpo e sua mente para uma melhor qualidade de vida.

 

Mais sobre Medicina

É comum que as pessoas pensem que o infarto e problemas cardíacos em geral atinjam apenas os mais velhos, porém eles estão muito enganados. Hoje em dia, com a má alimentação e sedentarismo dos jovens, o infarto agudo do miocárdio tem acontecido cada vez mais cedo.


Além dos fatores causadores de problemas cardíacos citados, ainda há outros, como: tabagismo, hipertensão arterial, alto índice de colesterol, obesidade, ansiedade, estresse emocional e histórico familiar.

Vale lembrar que o infarto ocorre, normalmente, com a união de dois ou mais fatores de risco, entre os jovens que já sofreram com o problema, o maior índice causador foi da combinação de obesidade, sedentarismo e uso de drogas ilícitas. Enquanto entre os mais velhos, o grande vilão é o tabaco e uso de medicamentos com anfetamina.

Entre os adolescentes, os sintomas que devem ser preocupantes são:

  • Dificuldade na prática de esportes e atividades;
  • Falta de fôlego;
  • Sudorese em excesso;
  • Dores no peito;
  • Desmaio;
  • Palpitações frequentes;
  • Tonturas.

Para prevenir os problemas cardiovasculares, principalmente nos jovens que possuem histórico familiar do problema, adote os seguintes hábitos: Pratique atividades físicas regularmente; evite contato com o tabaco; Evite alimentos industrializados; Coma verduras, legumes e frutas; Evite frituras e doces.

 

A retina é uma substância muito fina e flexível que reveste a parte interna do olho, nela existem receptores que enviam sinais para o cérebro dando sinais do que os olhos estão vendo. Mas se a retina descolar do globo ocular, esse mecanismo não funciona corretamente.

Quase todas mulheres possuem aqueles risquinhos no corpo, esses riscos são cicatrizes que se formam normalmente quando a pele estica muito e de forma rápida, destruindo as fibras elásticas e colágenas. São "linhas" avermelhadas, roxas ou brancas formadas pela diminuição da espessura da derme e da epiderme, conhecidas por estrias.

Tem se tornado cada vez mais comum vermos pessoas reclamando de dores na região do pescoço e, normalmente, está relacionado diretamente com a tensão muscular causada por movimentos repetidos e situações de estresse, porém há outras causas possíveis.

Os jovens estão cada vez mais preocupados com a sua aparência, devido ao acúmulo de acnes e a oleosidade na pele. Por isso o ideal é aprender a tratar as espinhas e cravos para evitar cicatrizes na pele.

O vitiligo é uma doença cutânea que causa a perda da pigmentação da pele, com o surgimento de manchas em todo o corpo e pode afetar qualquer parte do corpo, inclusive o cabelo, o interior da boca e os olhos. Porém nem em todos os casos, o aparecimento da doença ocorre de forma igual.

É comum vermos pessoas reclamando de conjuntivite, mas nem sempre sabem exatamente do que se trata, é uma comum inflamação na conjuntiva, que é uma membrana transparente que reveste o globo ocular e o interior das pálpebras, essa inflamação pode ser aguda ou crônica, atingir um ou os dois olhos por um período de 7 a 15 dias.

Nos tempos em que vivemos com os padrões de beleza sendo impostos severamente e sendo ele cada vez mais magro, muitas mulheres buscam atingir esse padrão de magreza, porém algumas optam pela ajuda da cirurgia plástica, que assim como qualquer cirurgia apresenta riscos, ainda mais se tratando de uma lipoaspiração, porém o número de mortes na mesa cirúrgica é baixo, segundo dados da Vigilância Sanitária Americana, são esperadas apenas 3 mortes a cada 100 mil cirurgias de lipo.

Uma das causas líderes em morte no mundo são as doenças cardiovasculares, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio, por isso é necessário ficar atento a qualquer sinal, que podem ocorrer em qualquer idade, até mesmo nos jovens.

A dor de cabeça é algo que está presente na vida de praticamente todos e por ser tão comum, muitas vezes não damos importância, mas o correto é sempre ficarmos atentos, pois a dor de cabeça pode ser um sinal de algum problema agudo e que necessita de intervenção médica.

Quase todas mulheres possuem aqueles risquinhos no corpo, esses riscos são cicatrizes que se formam normalmente quando a pele estica muito e de forma rápida, destruindo as fibras elásticas e colágenas. São "linhas" avermelhadas, roxas ou brancas formadas pela diminuição da espessura da derme e da epiderme, conhecidas por estrias.

Com a queda de temperatura, as doenças respiratórias começam a se manifestar com mais frequência, porém algumas pessoas já sofrem com a doença crônica, como no caso da asma. Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 235 milhões de pessoas no mundo sofrem de asma. No Brasil essa doença crônica, que está entre as mais comuns, atinge 10% da população.