Ganhar massa muscular é o objetivo de muitos que frequentam a academia, mas para conseguir o aumento do músculo é necessário ter muita disciplina. Além de treinar regularmente e ter uma dieta balanceada, é fundamental descansar entre os treinos.


Durante os exercícios as fibras musculares enviam um sinal ao corpo indicando a necessidade de crescimento, já a alimentação adequada irá fornecer os nutrientes necessários e será durante o descanso que os músculos irão se desenvolver.

Para desenvolver o músculo, deve ser feito os exercícios corretos, como a musculação, levantamento de peso ou lutas marciais, de preferência de 3 a 5 vezes por semana. Não deixe seu corpo se acostumar com as atividades, mudando a série regularmente, e aumente a carga de cada exercício progressivamente, dessa forma o músculo ficará sempre estimulado.

Quanto a dieta adequada, ingira proteína em todas as refeições, podendo ser carnes, ovos, queijos ou até mesmo suplementos proteícos, mas é importante que tenha o acompanhamento de uma nutricionista.

Porém de nada adianta comer corretamente e treinar de maneira regular, se não descansar e dormir bem, pois é durante o intervalo entre os exercícios que os músculos desenvolvem. O ideal é treinar cada grupo muscular no máximo 2 vezes por semana, já que o excesso pode prejudicar no crescimento.

Os primeiros resultados já podem ser observados nos primeiros seis meses, mas alguns indivíduos podem ter um melhor desempenho já em apenas três meses, dependendo do biotipo e da genética de cada indivíduo.