Atividade Física

 

No Qualidade em Atividade Física você vai ficar sabendo as mais atualizadas novidades para manter seu corpo ativo e saudável. Dicas sobre exercícios, corrida, ginástica, musculação e muito mais.

 

Mais sobre Atividade Física

Uma brincadeira de criança se tornou um forte aliado na perda de peso e ganho de condicionamento físico. Pular corda vem sendo cada vez mais usado por atletas para queimar as calorias.

Fazer abdominal dói, é chato, mas é muito importante, não pela questão estética de ficar com barriga tanquinho, mas porque atrás da parede abdominal se encontra as partes vitais do nosso organismo, sendo necessário manter a tonicidade muscular dessa região do corpo.

Ganhar massa muscular é o objetivo de muitos que frequentam a academia, mas para conseguir o aumento do músculo é necessário ter muita disciplina. Além de treinar regularmente e ter uma dieta balanceada, é fundamental descansar entre os treinos.


Durante os exercícios as fibras musculares enviam um sinal ao corpo indicando a necessidade de crescimento, já a alimentação adequada irá fornecer os nutrientes necessários e será durante o descanso que os músculos irão se desenvolver.

Para desenvolver o músculo, deve ser feito os exercícios corretos, como a musculação, levantamento de peso ou lutas marciais, de preferência de 3 a 5 vezes por semana. Não deixe seu corpo se acostumar com as atividades, mudando a série regularmente, e aumente a carga de cada exercício progressivamente, dessa forma o músculo ficará sempre estimulado.

Quanto a dieta adequada, ingira proteína em todas as refeições, podendo ser carnes, ovos, queijos ou até mesmo suplementos proteícos, mas é importante que tenha o acompanhamento de uma nutricionista.

Porém de nada adianta comer corretamente e treinar de maneira regular, se não descansar e dormir bem, pois é durante o intervalo entre os exercícios que os músculos desenvolvem. O ideal é treinar cada grupo muscular no máximo 2 vezes por semana, já que o excesso pode prejudicar no crescimento.

Os primeiros resultados já podem ser observados nos primeiros seis meses, mas alguns indivíduos podem ter um melhor desempenho já em apenas três meses, dependendo do biotipo e da genética de cada indivíduo.

Por muito foi dito que a melhor forma de se recuperar de um infarto era fazendo repouso, mas há algum tempo vem sido provado que o ideal é praticar exercícios já logo após uma semana do ataque cardíaco.

Ao começar a praticar exercícios ou quando muda a rotina de atividades praticadas é comum sentir algumas dores musculares, mas que não impedem a movimentação e demoram alguns dias para passar.

Pessoas que estão começando a se exercitar e constantemente aumentando a intensidade do treino podem sentir dores na região da canela, como se fossem fisgadas, que após um tempo desaparecem e após o corpo esfriar, ela volta de novo. Fique atento, essas dores desagradáveis podem ser sinais de canelite.

Com o verão chegando, todos correm às academias para eliminar os quilinhos a mais, mas para isso é necessário ter muita disciplina, perseverança, uma alimentação equilibrada e não ter preguiça dos aeróbicos.

Antigamente era comum se dizer que o portador de uma doença crônica deveria evitar esforço físico e ficar de repouso, mas hoje em dia já se sabe que a prática regular de atividades físicas auxiliam no tratamento de várias doenças como, diabetes, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.

Fitball é uma modalidade de exercícios praticada com o auxílio de uma bola de borracha, no pilates, trabalha diversos grupos musculares, auxiliando na concentração, equilíbrio e desenvolve técnicas de respiração e ainda pode ser usado como complemento na musculação.

A dança do ventre é uma arte extremamente sensual e está ligada à fertilidade e à sexualidade feminina. Mas além de despertar a beleza e sensualidade da mulher, a prática da dança ainda traz muitos benefícios ao corpo e à saúde, sendo uma ótima opção para aquelas que não gostam de academia.

A conhecida doença do século, depressão, deixa as pessoas cansadas e desanimadas, até mesmo aquelas que costumam serem mais dispostas e são adeptas a prática de atividades física, porém para combater a doença é preciso não deixar se abalar e lutar contra a vontade de ficar em casa.

Querendo acabar com as gordurinhas e ao mesmo tempo aliviar o estresse? Comece a praticar boxe. Um esporte muito prazeroso, que alia defesa pessoal ao condicionamento físico, coordenação motora e o fortalecimento da musculatura.